7 Cuidados que você deve saber antes de fazer uma Lipoaspiração - Clínica Cancian - Porto Alegre

Muitas mulheres sonham com aquele abdome “malhado” livre do excesso de gordura localizada. A decisão de fazer uma lipoaspiração deve levar em conta diversos fatores importantes. Dúvidas e cuidados necessários podem ter a orientação de um cirurgião plástico com experiência.

Vamos listar 7 cuidados que você deve ter antes de fazer uma lipoaspiração. Também disponibilizamos uma série de conteúdos exclusivos relacionados a lipoaspiração aqui no blog. Ao final do conteúdo disponibilizamos a lista completa desses conteúdos.

7 Cuidados que você deve saber antes de fazer uma Lipoaspiração

Produzimos uma série de conteúdos exclusivos relacionados a Lipoaspiração. Para acessar os conteúdos completos basta clicar nos links abaixo.

1 – Escolher qual procedimento de Lipoaspiração fazer

Primeiro é muito importante saber o que é a lipoaspiração. A lipo é um procedimento cirúrgico que aspira a gordura localizada utilizando cânulas por onde a gordura é aspirada.

As principais técnicas de lipoaspiração são: Lipoaspiração normal que tem como objetivo retirar o excesso de gordura localizada, a lipoaspiração HD que tem como objetivo desenhar as linhas da musculatura do abdome e também a lipoescultura que utiliza a lipoaspiração e lipoenxertia para reutilizar a gordura aspirada em outra região do corpo buscando redefinir o contorno, forma e tamanho da região onde é enxertada a gordura.

Ainda existem as técnicas de lipoaspiração que não são dedicadas a resultados estéticos no abdome como a lipo de axila e a lipo de papada.

Produzimos uma série de conteúdos exclusivos relacionados a Lipoaspiração. Para acessar os conteúdos completos basta clicar nos links abaixo.

2 – A melhor estação para realizar o procedimento

É importante saber que pode-se realizar procedimentos cirúrgicos em qualquer estação, devendo-se sempre tomar todos os cuidados necessários durante o pós-operatório. Durante os meses mais frios e amenos é mais tranquilo, o frio facilita a recuperação, no frio o inchaço pós-operatório pode ser menor, devido ao tempo nublado a exposição ao sol também é menor minimizando os riscos de ter problemas no processo de cicatrização.

3 – Como tratar a fibrose no pós-operatório

7 Cuidados que você deve saber antes de fazer uma Lipoaspiração

Durante o processo de cicatrização e recuperação no pós-operatório pode-se desenvolver fibrose na região onde foi realizada a cirurgia. O tratamento indicado para fibrose é a realização de sessões de fisioterapia manual com um fisioterapeuta especializado em fisioterapia pós-operatório.

A fisioterapia no pós-operatório também auxiliar no processo de cicatrização, diminuição do inchaço e eliminação de hematomas.

Produzimos uma série de conteúdos exclusivos relacionados a Lipoaspiração. Para acessar os conteúdos completos basta clicar nos links abaixo.

4 – Lipoaspiração não é para tratar obesidade

Deve-se ter consciência de que a lipoaspiração não é utilizada para tratamento de obesidade. A lipo tem o objetivo de obter resultados estéticos eliminando gordura localizada. Por isso é importante conversar com o cirurgião plástico responsável para compreender melhor as possibilidades de resultados com a lipoaspiração.

A lipoaspiração tem um limite definido de gordura que pode ser lipoaspirada. A quantidade de gordura máxima que pode ser retirada na operação é, no máximo, 7% do peso corporal, portanto não deve ser usada como método único para perder peso.

5 – Procure sempre um cirurgião especialista

É extremamente buscar um cirurgião plástico com experiência em lipoaspiração. Um cirurgião experiente vai garantir um procedimento tranquilo e seguro, além de garantir um melhor resultado no pós-cirúrgico.

Deve-se levar em conta a importância do acompanhamento no pós-operatório. Um cirurgião experiente vai orientar a paciente levando em conta, estilo de vida, cuidados no trabalho, alimentação e cuidados com medicamentos, além de ficar a disposição para esclarecer dúvidas e atendimentos de emergência caso necessário.

Produzimos uma série de conteúdos exclusivos relacionados a Lipoaspiração. Para acessar os conteúdos completos basta clicar nos links abaixo.

6 – A Lipoaspiração pode ser associada a outros procedimentos

A lipoaspiração não inviabiliza outros procedimentos cirúrgicos. No caso da lipoescultura por exemplo é até necessária para retirada da gordura que será utilizada na lipoenxertia. Mas alguns procedimentos podem ter melhor resultados com a lipoaspiração, como a abdominoplastia e prótese de mama com a lipo de axila por exemplo.

A cruroplastia ou lifting de coxas, braquioplastia ou lifting de braço e a ginecomastia são outros procedimentos que podem ser associados a lipoaspiração.

Consulte seu cirurgião para saber de outras possibilidades de procedimentos associados a lipoaspiração.

7 – Informar ao cirurgião plástico responsável quaisquer problemas de saúde

Importantíssimo não omitir do cirurgião doenças, tratamentos, medicamentos, ou uso de outras substâncias químicas. Essas informações são de extrema importância para o pré e pós operatórios além de garantir um procedimento tranquilo e sem riscos de complicações.

É importante ressaltar a necessidade de evitar o tabagismo, antes e durante o processo de cicatrização no pós-operatório, evitar medicamentos anticoagulantes como AAS, além de ajustar a insulina caso tenha diabetes.

Produzimos uma série de conteúdos exclusivos relacionados a Lipoaspiração. Para acessar os conteúdos completos basta clicar nos links abaixo.

Cuidados na escolha do cirurgião plástico

Qualificação do Cirurgião Plástico

A qualificação do cirurgião plástico deve ser verificada pelo paciente. Além de comprovar a sua formação o médico deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) e ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Outros pontos são importantes para a escolha do cirurgião, tais como: comprovação de casos atendidos, seminários e congressos que participou. São informações importantes que demonstram que o cirurgião busca atualizar-se para oferecer sempre os melhores tratamentos e técnicas aos seus pacientes.

Local da cirurgia

O local onde será realizada a cirurgia plástica é muito importante e deve ser avaliado pelo paciente. O local também deve ter uma creditação que autoriza a realização de cirurgias.

A importância da primeira consulta

É muito importante realizar um consulta inicial para tirar todas as dúvidas. Nessa consulta é onde você além de tirar dúvidas poderá conhecer melhor o cirurgião plástico. Questionar a experiência do cirurgião, perguntando de casos atendidos, especializações, perguntas e dúvidas que vão ajudar você a sentir mais confiança no cirurgião.