Endometriose - Clínica Cancian - Porto Alegre

O que é a Endometriose?

Caracterizada pela formação do tecido endometrial fora da cavidade uterina, podendo acometer diversos órgãos e causar sintomas variados. Normalmente associada à dores pélvicas de forte intensidade, principalmente no período menstrual. Doença de difícil diagnóstico, acomete mulheres em todas as fases da idade reprodutiva.

O tratamento cirúrgico para endometriose tem por objetivo aliviar a dor, restaurar a anatomia pélvica e melhorar a capacidade reprodutiva. O que se busca no procedimento é a eliminação de todas as lesões possíveis, para evitar a persistência da doença e diminuir as taxas de recorrência.

Para quem está indicado?

– Mulheres que possuem quadro de dor associado a desejo reprodutivo imediato;

– Mulheres que não experimentaram alívio dos sintomas com tratamento medicamentoso, ou mesmo que apresentem um quadro de evolução da doença, mesmo em vigência do tratamento medicamentoso;

– Mulheres com endometriose profunda comprometendo o apêndice ileocecal, com lesões profundas passíveis de promover obstrução em íleo e ureter e ainda as portadoras de endometriomas ovarianos de grande volume;

– Mulheres com diagnóstico de endometriose confirmado por ultrassom transvaginal com preparo intestinal ou ressonância magnética e que evoluem com infertilidade sem resultado positivo após duas tentativas de fertilização podem se beneficiar de tratamento cirúrgico antes da terceira tentativa, mesmo que apresentem pouca dor ou seja assintomática.