Menopausa e Terapia de Reposição Hormonal - Clínica Cancian - Porto Alegre

O que é a Menopausa?

A menopausa é o período após a última menstruação espontânea da mulher e corresponde ao enceramento da função ovariana. O início da menopausa, que ocorre geralmente aos 50 anos de idade, só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que ocasionalmente podem ocorrer escapes nesse intervalo de climatério.

Durante a menopausa existe uma diminuição importante dos hormônios estrogênio e progesterona circulantes, causando uma série de repercussões indesejáveis como ressecamento vaginal, ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do libido, perda de massa óssea e risco de osteoporose, aumento da incidência de problemas no coração, alteração da distribuição da gordura corporal, entre outras. Nessa fase é muito importante que a mulher não só continue a visitar regularmente seu ginecologista, como também procure outros profissionais (como o cardiologista ou o psicólogo) que a auxiliem para melhor enfrentar essas mudanças.

O que é a Terapia de Reposição Hormonal?

A terapia de reposição hormonal é uma das formas de tratamento mais eficazes para a reversão dessas alterações incômodas, entretanto tem riscos e deve ser cuidadosamente selecionada para as pacientes que mais se beneficiarão do método. Mulheres com história de câncer ginecológico (pessoal ou familiar) e trombose , por exemplo, não são boas candidatas à reposição hormonal. Para essas, alternativas como acupuntura , relaxamento, medicações não hormonais estão mais indicadas. O tratamento sempre deve ser individualizado e realizado por um especialista.