Passo a passo para Lipoaspiração - Clínica Cancian - Porto Alegre

Apesar da boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Nesse cenário, a lipoaspiração é utilizada para tratar esses acúmulos em diversas partes do corpo – incluindo coxas, braços, papada, cintura, costas, parte medial do joelho, axila, entre outras.

O andamento da cirurgia, sua recuperação e seus resultados dependem muito da quantidade de gordura retirada e do local a que foi aspirado, fazendo com que o procedimento tenha suas particularidades.

Mas por estar cada vez mais solicitada no Brasil, criamos esse conteúdo para esclarecer o passo a passo para a Lipoaspiração, falando um pouco sobre sua técnica, os profissionais envolvidos, o pós operatório e até mesmo a faixa de preços.

Boa leitura!

Como é feito o procedimento da lipoaspiração

Apesar da boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada, o que – muitas vezes – motiva a escolha pela cirurgia.

O procedimento cirúrgico visa aspirar essa gordura localizada utilizando cânulas.

As principais técnicas de lipoaspiração são: lipoaspiração normal (que tem como objetivo retirar o excesso de gordura localizada); a lipoaspiração HD (que tem como objetivo desenhar as linhas da musculatura do abdome);
e também a lipoescultura (que utiliza a lipoaspiração e lipoenxertia para reutilizar a gordura aspirada em outra região do corpo, buscando redefinir o contorno, forma e tamanho da região onde é enxertada a gordura).

Ainda existem as técnicas de lipoaspiração que não são dedicadas a resultados estéticos no abdome, como a lipo de axila e a lipo de papada.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica classifica a lipoaspiração em 3 etapas, sendo elas:

  • Etapa 1 – Anestesia: Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
  • Etapa 2 – Incisão: A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, praticamente imperceptíveis.

    Primeiramente, a solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, o cirurgião realiza com o auxílio de cânulas a retirada da gordura localizada através de sucção.

    A gordura é aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.

  • Etapa 3 – Resultados: A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada.

Quais são os profissionais envolvidos na lipoaspiração

Cada membro tem funções e responsabilidades definidas na equipe envolvida na Lipo – e em qualquer cirurgia plástica -, e todos devem ser devidamente habilitados e inscritos nos conselhos relativos à área em que atuam.

Os profissionais que compõem a equipe completa são: o médico anestesista, a equipe cirúrgica composta pelo cirurgião plástico consultado, auxiliar (que também deve ser cirurgião plástico habilitado) e a equipe de enfermagem (formada por enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem).

A presença de todos esses profissionais garante não apenas segurança para o paciente, como também a eficiência do ato cirúrgico e o sucesso de sua lipoaspiração.

CONHEÇA O DR LUCAS CANCIAN

Como é o processo da recuperação no pós-operatório

Importante iniciar esse tópico ressaltando que os detalhes – como o período de recuperação – dependem muito de qual área foi aspirada e também da quantidade de gordura retirada. Cada local tem sua particularidade tanto no procedimento como em seu pós-operatório.

Mas dor é o sintoma mais comum após todas as cirurgias por lipoaspiração. No pós-operatório imediato é normal senti-la e é comum aparecerem hematomas e inchaços na área operada. Sendo as primeiras 48 horas aquelas que exigem maiores cuidados – principalmente com a postura e com a respiração para evitar complicações -, e é possível notar resultados ao fim de 1 mês.

É bastante comum que as pessoas se assustem com a aparência do local após a cirurgia. Essa situação pode ser um pouco incômoda – devido ao processo inflamatório que ocasiona os edemas -, mas pode ser resolvida e amenizada com algumas técnicas e cuidados específicos.

Na maior parte das vezes, a pessoa pode voltar ao trabalho após 7-15 dias da cirurgia – caso não seja muito exigente fisicamente – e vai se sentindo melhor a cada dia.

Para aliviar a dor, o médico prescreve analgésicos e repouso durante a primeira semana. É importante que o paciente siga todas as orientações do cirurgião responsável para que seu pós-operatório seja o mais tranquilo possível e com o mínimo de riscos, até conseguir a liberação médica para retomar a rotina normal aos poucos.

Quanto custa todo o procedimento

O preço de uma lipoaspiração pode variar dependendo da cidade em que você está, extensão da cirurgia, a técnica selecionada, ou se ela será aliada a outras cirurgias – como a Abdominoplastia, por exemplo.

Recomendamos que desconfie de preços muito baixos, quando um cirurgião plástico cobra preços abaixo da média ele pode estar negligenciando a segurança e a qualidade do procedimento.

Mas de forma geral, o preço de uma cirurgia plástica realizada com qualidade e segurança tem seus valores relacionados aos custos da equipe médica, internação hospitalar e medicamentos. Além dos gastos antes e após a cirurgia, com as consultas pré operatórias e o período de afastamento do trabalho.

Para que se tenha maior entendimento, vamos falar um pouco sobre esses detalhes:

Consultas no pré-operatório

Antes da realização da lipoaspiração é importante que sejam realizados alguns exames para verificar o estado de saúde da pessoa, e então diminuir o risco de complicações – sendo indicada a realização de exames cardíacos, de imagem, de urina e de sangue.

O médico também pode recomendar que seja feita dieta líquida nos dois dias anteriores à cirurgia, além do jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. É importante também comunicar ao médico qualquer problema de saúde, incluindo gripes e resfriados, bem como o uso de medicamentos.

Consultas no pós-operatório

Podemos iniciar mencionando o fato de que a Cirurgia plástica é com o cirurgião plástico, e o pós-operatório é com Fisioterapeuta. As sessões de drenagem linfática ou fisioterapia manual podem auxiliar bastante na recuperação e processo de cicatrização.

O primeiro passo é fazer uma avaliação do paciente para se ter noção de quantas sessões vai precisar. Tudo depende do processo cicatricial de cada paciente e do tipo de cirurgia (avaliar o trauma cirúrgico).

Mas geralmente para um pós-operatório de lipoaspiração, são necessárias de 7 a 10 sessões. As sessões são realizadas de uma a duas vezes por semana e em alguns casos de 15 em 15 dias.

A fisioterapia faz com que o paciente retorne às suas atividades diárias o mais breve possível, sem dor, edemas, equimose, fibroses e aderências. Além de corrigir significativamente a postura, trazendo resultados já em um primeiro contato.

Equipe envolvida

Como dito acima, a equipe cirúrgica é essencial e é composta por diferentes profissionais.

Sendo assim, os custos envolvidos na cirurgia plástica contam com os honorários de uma equipe completa – seja qual for o tipo, toda a cirurgia é importante e envolve riscos, por isso o paciente deve contar com uma equipe que vai atuar de forma harmônica e integrada. Tudo para garantir o bom andamento da Lipoaspiração, e por isso o suporte dessa equipe é sempre vital.

Equipamentos e sala cirúrgica

Além da equipe envolvida, os equipamentos e a sala de cirurgia também influenciam no valor final. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a segurança do paciente envolve aspectos relacionados a essa estrutura, sendo necessário estabelecer normas, divididas em determinados temas.

No que se refere a Sala de Cirurgia, temos:

  • Mesa de cirurgia adequada com acessórios e mobilização;
  • Carro de anestesia, com monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos e volumétricos com suprimento de gases medicinais dimensionado adequadamente;
  • Aparelhos de eletrocirurgia (bisturi elétrico) e lipoaspiradores devem ter condições de substituição imediata se houver falhas. Lembre-se do aterramento elétrico da sala para evitar queimaduras;
  • Acessórios: baldes de lixo “a chute” (com rodas), mesas laterais de apoio à instrumentação, e bancos com e sem rodas;
  • Porta de sala – deverá ser do tipo “vai e vem” ou com possibilidade de acionamento por cotovelo;
  • Supervisão de Enfermagem de nível superior.
  • Profissional de limpeza treinado para o setor, responsável pela limpeza das salas, equipamentos e móveis.

Faixa de preço

Para finalizar, levando em conta todos os aspectos mencionados acima, concluímos que o preço da Lipoaspiração depende de diferentes fatores – levando em conta a área selecionada a ser aspirada, a quantidade de gordura localizada, a infraestrutura e até mesmo a associação a outros procedimentos.

Mas de maneira geral, é possível determinar uma faixa de preço que varia entre R$7.000 a R$20.000.

Mas acima de tudo, o que define o pré e pós operatório – além do andamento e desenvolvimento da cirurgia – é o profissional que vai fazer a operação e o local onde será realizada.

Na Clínica Cancian, a equipe é formada por médicos capacitados e qualificados, que darão o devido acompanhamento e atenção à realização do seu procedimento conforme a área e aos seus objetivos. A cirurgia sempre é realizada em hospitais de referência na capital (PUCRS, Mãe de Deus, Blanc e Hospital Moinhos de Vento).

CONHEÇA O DR LUCAS CANCIAN!

Depoimentos

“Dr. Lucas extremamente cuidadoso e atencioso. Coloquei prótese mamária com ele e adorei o resultado, super natural. Mostrou-se super disponível durante o pós-operatório também. Super indico!”
Márcia G.A

“O atendimento do Dr. Lucas é impecável, super atencioso e, diferente de alguns outros médicos da área que já consultei, super preocupado com o resultado final e a harmonização do todo. Recomendo!”
Renata T.

“Clínica moderna, colaboradores atenciosos e preocupados com o bem-estar do paciente. Ambiente muito seguro, em tempos de Covid, todos os protocolos estão sendo rigorosamente observados. Recomendo!!”
Evandro Augusto R.

Agende uma consulta agora

2 + 2 =